REFERÊNCIAS

LISPECTOR. A cidade sitiada.
LISPECTOR. Submissão ao processo. In: A descoberta do mundo.
BARTHES. A sabedoria da arte.
LISPECTOR. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres.
Heranças e reverberações da videoarte no audiovisual contemporâneo, por Eduardo de Jesus
GROYS, Boris. Camaradas do tempo. In: Caderno SESC Videobrasil/SESC SP, Associação Cultural Videobrasil. São Paulo: Edições SESC SP: Associação Cultural Videobrasil, v. 6, n.6, 2010.
HANHARDT, Jonh. The worlds of Nam June Paik. Nova York: Guggenheim Museum Publi¬cations, 2000.
KRAUSS, Rosalind. The voyage on the north sea – art in the age of the post medium condi¬tion. Londres: Thames e Hudson, 1999.
NASH, Mark. Entre o cinema e um lugar rígido: dilemas da imagem em movimento como pós-mídia. In: MACIEL, Kátia (org.). Cinema sim: narrativas e projeções: ensaios e refle¬xões. São Paulo: Itaú cultural, 2008.
POPPER, Frank. Art in the eletronic age. Londres: Thamesand Hudson, 1997.296 297
ALLEN, Jennifer. Time doesn’t go by. in: Catalogue ARS VIVA Sound 07/08. Revolver Pub¬lishing: Berlin, 2008. Disponível em: <site.videobrasil.org.br/downloads/908883>. Acesso em: 15 set. 2014.
AMIN, Igor. Belo Horizonte, ?? nov. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
ARAUJO, Aristeu. Eu sou como o polvo. Revista Moviola – Revista de cinema e artes. 04 mar. 2008. Disponível em: <http://www.revistamoviola.com/2008/03/04/eu-sou-como-o-polvo/>. Acesso em: 15 set. 2014.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. FF >> Dossier 13 >> feitoamãos/F.A.Q.: bio comen¬tada. São Paulo, [2009?]. Disponível em: <http://www2.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier013/bio.asp>. Acesso em: 31 ago. 2014.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. FF >> Dossier 13 >> feitoamãos/F.A.Q.: Obras. São Paulo, [2009?]. Disponível em: <http://www2.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dos¬sier013/obras_en.asp>. Acesso em: 31 ago. 2014.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. Carro bomba - Guia antipânico e invenções: Texto de apresentação. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://site.videobrasil.org.br/acervo/obras/textos/289807>. Acesso em: 31 ago. 2014.
AZZI, Francesca. Brazil knows what videoart is. Vivo ate.mov Revista, [Belo Horizonte], ed. 27, p. 4, [20--]. Disponível em: <http://www.artemov.net/revista.php?idRevistaEdi¬cao=10&page=4>. Acesso em: 30 ago. 2014.
BAMBOZZI, Lucas. O fenômeno da manipulação de imagens: Práticas multissensoriais de processamento de imagens ao vivo pervertem noções de áudio, vídeo, mídia e arte. Revista Trópico, [20--]. Disponível em: <http://www.revistatropico.com.br/tropico/html/textos/2555,1.shl>. Acesso em: 30 ago. 2014.
BAMBOZZI, Lucas. O vídeo explodido e seus estilhaços. 2008. Disponível em: <http://www.lucasbambozzi.net/index.php/textos-articles/o-video-explodido-e-seus-estilhacos-pairan¬do-sobre-nos>. Acesso em: ago. 2014.
BARISONE, Luciano. Gli ultimi, conversazione con Marilia Rocha. Panoramiques – Valle d’Aosta, nº 48, p. 53-56, 2009. Disponível em: <http://www.filmcommission.vda.it/imma¬gini/file/10112011025538Panoramiques_48_low.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2014. Tradução disponível em: < http://www.mariliarocha.com/wp-content/uploads/2010/01/Os_ulti¬mos_Luciano_Barisone.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2014.
BATISTA, Joacélio. Ô Joacélio desocupado!!! 08 nov. 2010. Disponível em: <http://joacelio-batista.blogspot.com/2010/11/o-joacelio-desocupado.html>. Acesso em: 30 ago. 2014.
BATISTA, Joacélio. Faça como Puder!!!! Alex Lindolfo / série fragmentos. 23 nov. 2010. Dis¬ponível em: <http://www.joaceliobatista.blogspot.com/2010/11/faca-como-puder.html>. Acesso em: 30 ago. 2014.
BATISTA, Joacélio. Artesões do olhar. 03 abr. 2011. Disponível em : <http://joaceliobatista.blogspot.com/2011/04/artesoes-do-olhar.html>. Acesso em: 31 ago. 2014.
BATISTA, Joacélio. Belo Horizonte, 26 nov. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
BATISTA, Joacélio. LURUSKAN, LURUSKAN, LURUSKAN!!!!!. 10 dez. 2011. Disponível em: <http://joaceliobatista.blogspot.com/2011/12/luruskan-luruskan-luruskan.html>. Acesso em: 30 ago. 2014.
BELLINI, Roberto. São Paulo, ago. 2006. Entrevista concedida a Teté Martinho. Disponível em: <http://site.videobrasil.org.br/dossier/textos/541855/1774698>. Acesso em: 31 ago. 2014.
BELLINI, Roberto. Entrevista para a exposição Visibilidades Desviadas: os vídeos de Rober¬to Bellini. Projeto Imagem e Pensamento. Belo Horizonte, Cine Humberto Mauro: 27 jun. 2009. Entrevista concedida a Eduardo de Jesus. Disponível em: <http://www.robertobelli¬ni.com/2009/06/18/visibilidades-desviadas-entrevista-com-roberto-bellini-por-eduardo-de-jesus/>. Acesso em: abril 2014.
BELLINI, Roberto. Belo Horizonte, 18 dez. 2012. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
BRASIL, André. FF >> Dossier 012 >> Marcellvs L.- Ensaio: Quase nada, o afeto. São Paulo, Associação Cultural Videobrasil, jun. 2005.Disponível em: <http://site.videobrasil.org.br/dossier/textos/541990/1777326>. Acesso em: 15 set. 2014.
BRENAN, Mike. Spotlight – Contemporary artists we’re loving: Sara Ramo. Modern Edition, [20--]. Disponível em: <http://www.modernedition.com/spotlight-on-art/sara-ramo.html>. Acesso em 15 set. 2014.
CAETANO, Ana. Marcelo Kraiser. Letras. Belo Horizonte, ano V, nº 38, p. 2, mai. 2010. Disponível em: <http://www.cafecomletras.com.br/modules/blog/files/Letras38%20FINAL%20BX%2016-13-22.pdf>. Acesso em: 31 ago. 2014.
CAMPBELL, Brígida. Belo Horizonte, ?? mar. 2012. Entrevista concedida a Ana Moraes Viei¬ra.
CAMPOLINA, Clarissa. Notas de uma cidade. (Trabalho de Conclusão do Curso de Pós- Gra¬duação Lato Sensu Artes Plásticas e Contemporaneidade) – Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. 36 f.
Disponível em: <www.teia.art.br/br/textos/down/59>. Acesso em: 30 ago. 2014.
CAMPOLINA, Clarissa. Nota da direção. Disponível em: <http://www.teia.art.br/br/obras/adormecidos#nota-da-direcao>. Acesso em: 30 set. 2014.
CAMPOLINA, Clarissa; ARAÚJO, Ivo Lopes; PRETTI, Luiz. Nota da direção sobre o filme. Disponível em: <http://www.teia.art.br/br/obras/odete#nota-da-direcao>. Acesso em: 30 298 299
set. 2014.
CAMPOLINA, Clarissa; JUNIOR, Helvécio Marins. Nota da direção. Disponível em: <http://www.teia.art.br/br/obras/girimunho#nota-da-direcao>. Acesso em: 30 set. 2014.
CAMPOLINA, Clarissa. Belo Horizonte, 11 set. 2013. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
CENTO E QUATRO. CEIA realiza evento internacional sobre DESENHO. Belo Horizonte, Blog, 16 jun. 2009. Disponível em: <http://www.centoequatro.org/blog/ceia-realiza-evento-in¬ternacional-sobre-desenho>. Acesso em: 15 set. 2014.
CIRCUITOS COMPARTILHADOS. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20111210183331/http://circuitoscompartilhados.org/wp/>. Acesso em: 30 set. 2014.
DELEUZE, Gilles. Imagem Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles. Cinema II: Imagem-Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010.
ESPEJO, Bea. Sara Ramo: Más que pertenecer a lo cotidiano, mis obras lo transforman. El Cultural Revista de Actualidad Cultural, Madrid, 05 jun. 2009. Disponível em: http://www.elcultural.es/revista/arte/Sara-Ramo/25413. Acesso em 15 set. 2014.
FILIPOVIC, Elena (org.). Marcel Duchamp: Uma obra que não é uma obra de “arte”. 1a ed. Buenos Aires: Fund. Proa; São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, 2008.
FONSECA, Raphael. Texto curatorial integrante da 10ª Mostra do Filme Livre sobre Cader¬nos de Viagem (downloading memories) de Alex Lindolfo. 2010. Disponível em: <http://www.mostradofilmelivre.com/10/info.php?c=3464>. Acesso em: 30 ago. 2014.
GARROCHO, Luiz Carlos. Improvisões – edição 2008. Olho-de-corvo, 29 ago. 2008. Disponí¬vel em: <http://olhodecorvo.redezero.org/improvisoes-edicao-2008/>. Acesso em: 31 ago. 2014.
GOMES, Juliano. O menino que colhia cascas, de Joacélio Batista. Confira os 19 filmes pre¬miados da MFL 2011. Disponível em: <http://www.mostradofilmelivre.com/noticias/confi¬ra_os_19_premiados_da_mostra_do_filme_livre/>. Acesso em: 30 ago. 2014.
HERNÁNDEZ, Alberto McKelligan. Shade Catalog Essay. Creative Research. Departament of Art History. Austin: University of Texas at Austin, 2009. Disponível em: <http://www.rober¬tobellini.com/category/textos/page/2/>. Acesso em: abr. 2014.
HILL, Marcos. Sem a ternura precisar morrer... arranque a etiqueta de sua roupa. In: CAM¬PBELL, Brígida; TERÇA-NADA, Marcello. PORO: Desvios no discurso. Belo Horizonte: 2005. Catálogo de exposição, 26 abr. - 15 mai. 2005, CEMIG Espaço Cultural – Galeria de Arte. p. 43-49. Disponível em: <http://poro.redezero.org/downloads/catalogoPoro.pdf>. Acesso em 31 ago. 2014.
HILL, Marcos. Belo Horizonte, 20 fev. 2012. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
HILL, Marcos; ROLLA, Marco Paulo (org.). O visível e o invisível na arte atual. Belo Horizonte: CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte, 2003.
HILL, Marcos; ROLLA, Marco Paulo (org.). MIP: Manifestação Internacional de Performan¬ce. Belo Horizonte: CEIA, 2005.
HILL, Marcos; ROLLA, Marco Paulo (org.). Espaços cegos / Blind spaces. Belo Horizonte: CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte, 2007.
HILL, Marcos; ROLLA, Marco Paulo; GANDRA, Viviane (Org.). Pintura além da pintura. Anthony Doyle, Raúl Márquez Sullivan, Regina Alfarano (Trad.). Belo Horizonte: Centro de Experimentação e Informação de Arte, 2011.
HISTÓRIA DO FUTURO. Ciclo Estados–Gerais. Lisboa, 2009. 66 p. Catálogo de exposição, 04 abr. – 18 jul. 2009, Espaço da Associação Arte Contempo. Disponível em:
<http://estadosgeraisinfo.blogspot.com.br/2009/03/historia-do-futuro.html>. Acesso em: 30 set. 2014.
HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JESUS, Eduardo de. FF >> Dossier 13 >> feitoamãos/F.A.Q. São Paulo, Associação Cultural Videobrasil, out. 2005. Entrevista. Disponível em: <http://site.videobrasil.org.br/dossier/textos/541974/1777353>. Acesso em: 31 ago. 2014.
JESUS, Eduardo de. Visibilidades Desviadas: os vídeos de Roberto Bellini. Projeto Imagem e Pensamento. Belo Horizonte, Cine Humberto Mauro: 27 jun. 2009. Disponível em: <http://www.robertobellini.com/2009/06/18/visibilidades-desviadas-entrevista-com-roberto-belli¬ni-por-eduardo-de-jesus/>. Acesso em: abril de 2014.
JESUS, Eduardo de. Belo Horizonte, ?? dez. 2012. Entrevista concedida a Ana Moraes Viei¬ra, via Skype.
KIRSCH, Corinna. Liquid Days at The DAC. ... might be good, Austin, nº 73, July 14 2006. Disponível em: <http://www.fluentcollab.org/mbg/archived/issue73.htm>. Acesso em: 31 ago. 2014.
KRAISER, Marcelo. O que são paisagens sonoras. Belo Horizonte, Improvisions, 20 abr. 300 301
2008. Disponível em: <http://improvisions.blogspot.com.br/2008/04/o-que-so-paisagens-sonoras.html>. Acesso em: 31 ago. 2014.
KRAISER, Marcelo. Belo Horizonte, 17 nov. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
LAGNADO, Lisette. Marcellvs L. In: Ice Crean. London/New York: Phaidon Press, 2007. p. 232-235.
LEITE, Sávio. Belo Horizonte, ?? nov. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
LIGALINGHA. Sobre o projeto. Belo Horizonte, 13 fev. 2013. Disponível em: <http://ligalin¬gha.blogspot.com.br>. Acesso em: 31 ago. 2014.
LIMA, Dellani; LACERDA JR, Rodrigo. Arte Experiência: Notas despretensiosamente arro¬gantes para terroristas culturais no pós-tudo. Revista ERR – Universidade Izabela Hendrix, Belo Horizonte, nº 35, 2003.
LIMA, Dellani. Belo Horizonte, 28 jan. 2012. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
LINDOLFO, Alex. Belo Horizonte, 19 dez. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira, por Skype.
LOBATO, Pablo. Uma imagem e três outros movimentos (por uma crítica rigorosamente inocente). Revista Tatuí, n. 10, 2010.
LOBATO, Pablo. Belo Horizonte, 01 dez. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
LOPES, Denilson. A poesia da luz de Clarissa Campolina. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/201509077/A-Poesia-Da-Luz-de-Clarissa-Campolina-De¬nilson-Lopes>. Acesso em: 15 ago. 2015.
MARCELLE, Cinthia. As fronteiras são reinventadas o tempo todo, tanto na arte quanto no mundo. 25 out. 2010. Entrevista concedida a Daniela Name. Disponível em: <http://dani¬name.wordpress.com/2010/10/25/pipa-cinthia-marcelle/>. Acesso em: 30 ago. 2014.
MARCELLE, Cinthia. Plataforma – Rumos Cinema e Video (2009-2011). São Paulo, 20 mai. 2011. Entrevista concedida a Instituto Itaú Cultural. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Tpb_21ctNF4>. Acesso em: 30 ago. 2014.
MARCELLE, Cinthia. No estúdio com Cinthia Marcelle. São Paulo: Time Out Editors, [201-]. Entrevista concedida a Grace Fan. Disponível em: <http://www.timeout.com.br/sao-pau¬lo/arte/features/132/no-estudio-com-cinthia-marcelle>. Acesso em: 30 ago. 2014.
MARCELLVS L. Entrevista concedida à Associação Cultural Videobrasil. 2003. Disponível em: <http://site.videobrasil.org.br/acervo/artistas/textos/75819>. Acesso em: 15 set. 2014.
MARCELLVS L., Entrevista. In: Estados-Gerais: História do Futuro. Lisboa, 2009. 66 p. Catá¬logo de exposição, 04 abr. – 18 jul. 2009, Espaço da Associação Arte Contempo. p. 17-19. Disponível em: <http://www.atlasprojectos.net/data/EG_02.pdf>. Acesso em 15 set. 2014.
MARCELLVS L. Accomplices of duration: Marcellvs L. in conversation with Gerald Matt and Katarzyna Uszynska. In: VideoRhizome exposition catalogue - vol II. Viena: Verlag für mo¬derne Kunst, 2010.
MARIOTTI, Gilberto. Duas Noites. Sparring. 25 fev. 2010. Disponível em: <http://sparring.wordpress.com/2010/02/25/duas-noites/>. Acesso em: 15 set. 2014.
MARTIN, Sylvia. Video Art. São Paulo: Taschen, 2006.
MARTINS, Júlio. O que pode a expiração = expiração + troca de papéis + queda. s/d. Dispo¬nível em: <http://expiracao.net/textos.php?exp=1>. Acesso em: abr. 2014.
MEIGH-ANDREWS, Chris. A History of Video Art: The development of form and function. Oxford, England–NY, EUA: BERG, 2006.
MELENDI, Maria Angélica. Desvios e aproximações. In: CAMPBELL, Brígida; TERÇA-NADA, Marcello. PORO: Desvios no discurso. Belo Horizonte: 2005. Catálogo de exposição, 26 abr. - 15 mai. 2005, CEMIG Espaço Cultural – Galeria de Arte. p. 38-42. Disponível em: <http://poro.redezero.org/downloads/catalogoPoro.pdf>. Acesso em 31 ago. 2014.
MILAGRES, Alexandre. Belo Horizonte, 18 jan. 2012. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
MINELLI, Rodrigo. Belo Horizonte, ?? dez. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
MIRANDA, Marcelo. Um mundo em Minduri. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 30 mai. 2010. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/um-mundo-em-minduri-1.243137>. Acesso em: 30 ago. 2014.
MOSTRA INDIE 2010. Retrospectiva Apichatpong Weerasethakul. Catálogo. Disponível em: <http://www.indiefestival.com.br/indie2010/mostra.php?cod=5>. Acesso em: 30 set. 2014.
NEIL, Jonathan. The best work of art in ‘The Ungovernables’ at The New Museum. New York, 18 Feb. 2012. Disponível em: <http://jonathantdneil.com/2012/02/18/the-best-work-of-art-in-the-ungovernables-at-the-new-museum/>. Acesso em: 30 ago. 2014.
PELBART, Peter Pál. Biopolítica. Revista Sala Preta, São Paulo, ECA-USP, nº 7, p. 57-66, 2007. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57320/60302>. Acesso em 15 set. 2014.
RAMO, Sara. Sara Ramo: Más que pertenecer a lo cotidiano, mis obras lo transforman. Madrid, 05 jun. 2009. Entrevista concedida a Bea Espejo. Disponível em: http://www.elcul¬tural.es/revista/arte/Sara-Ramo/25413. Acesso em 15 set. 2014.302 303
RAMO, Sara. Sara Ramo, Oceano Possível. Entrevista concedida a Renato Rezende e Kátia Maciel. In: REZENDE, Renato; MACIEL, Kátia. Poesia e videoarte. Rio de Janeiro: Editora Circuito/Funarte, 2013. pag.140-151. Disponível em: <http://editoracircuito.com.br/websi¬te/wp-content/uploads/2013/10/poesia_miolo_SAIDA_2013-10-07-copy.pdf>. Acesso em: 15 set. 2014.
RETTORE, Paola. Belo Horizonte, dez. 2011. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
ROCHA, Marília. Belo Horizonte, abr. 2012. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
RODRIGUES, Carlosmagno. Depoimento. São Paulo, 2003. Entrevista concedida a Associa¬ção Cultural Videobrasil. Disponível em: <http://site.videobrasil.org.br/acervo/artistas/textos/40168>. Acesso em 30 ago. 2014.
RODRIGUES, Carlosmagno. Ecce Homo Index. 25 abr. 2009. Disponível em <http://carlos¬magno-film.blogspot.com.br/2009/04/blog-post.html>. Acesso em: 30 ago. 2014.
RODRIGUES, Carlosmagno. Belo Horizonte, 09 jan. 2012. Entrevista concedida a Ana Mo¬raes Vieira.
ROLLA, Marco Paulo. Apresentação da publicação BLIND SPACES, [200-]. Disponível em:
<http://www.ceia.art.br/2001-2006/homeCeiaFinalnb.swf>. Acesso em: abr. 2014.
ROLLA, Marco Paulo. O corpo e o material: uma reflexão social do desejo na vida, através da arte. 2006. 184 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
ROSCOE, Henrique. HOL | Aufhebung (2009). 3 Feb. 2010. Disponível em: <http://vimeo.com/36130760>. Acesso em: 31 ago. 2014.
ROSCOE, Henrique. Belo Horizonte, set. 2013. Entrevista concedida a Ana Moraes Vieira.
ROSCOE, Henrique; MUCELLI, Tadeu. (org.). Catálogo de Retrospectiva FAD – Festival de Arte Digital. Belo Horizonte: 2012.
RÖSELE, Úrsula. Coberturas da 10ª Mostra de Cinema de Tiradentes: “Acidente”, de Cao Guimarães e Pablo Lobato. Revista de Cinema Filmes do Polvo, Belo Horizonte, nº 42, dez. 2011.: 2011. Disponível em: <http://www.filmespolvo.com.br/site/eventos/cobertu¬ra/764>. Acesso em: 31 ago. 2014.
SENRA, Stella. Sara Ramo ou o exercício da liberdade. São Paulo: 2008. Disponível em: <ste-llasenra.wordpress.com/2012/06/07/sara-ramo-ou-o-exercicio-da-liberdade/>. Acesso em: 15 set. 2014.
SILVA, Paulo Henrique. Pablo Lobato resgata os “Ventos de Valls” em Tiradentes. Hoje em Dia, Belo Horizonte, 28 dez. 2012. Disponível em: <http://www.hojeemdia.com.br/alma¬naque/2.678/pablo-lobato-resgata-os-ventos-de-valls-em-tiradentes-1.72830>. Acesso em: 31 ago. 2014.
SIQUEIRA, Marília Rocha de. O Ensaio e as travessias do cinema documentário. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social) –Faculdade de Filo¬sofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. 186 p. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/VCSA-6WLHMK/mariliarocha_dissertacao.pdf>. Acesso em: 30 set. 2014